Guia de brincadeiras

Pular corda

  • Número de participantes: a partir de 03 pessoas
  • Material necessário: uma corda
  • Desenvolvimento:
Dois amigos seguram as pontas da corda para que o terceiro pule acompanhando as cantigas. É preciso estabelecer controle corporal, ficar atento a contagem numérica e estabelecer tempo/ espaço. Várias pessoas podem pular ao mesmo tempo, estimulando o controle e a coordenação motora. É muito divertido, pois enquanto a criança canta a música escolhida, conta os pulos, e aprende cada vez mais, de uma forma agradável.
  • Benefícios:
- Desenvolve o raciocínio lógico;
- Estimula a coordenação para o giro;
- Garante ritmo, velocidade e força.




Corre Cotia

  • Número de participantes: a partir de 04 pessoas
  • Material necessário: um lenço
  • Desenvolvimento: 
Após fazer uma roda com as crianças, uma começa a correr em volta da roda cantando a parlenda, ao final ela deve colocar o lenço atrás de um colega que terá que alcançá-lo, antes que chegue ao seu lugar. Se não alcançá-lo, correrá em volta da roda cantando, fazendo o mesmo que a primeira criança fez.
  • Benefícios:
- Desenvolvimento da coordenação motora;
- Promove a agilidade corporal;
- Estimula a atenção.


Quem é o amigo?


  • Número de participantes: a partir de 04 pessoas
  • Material necessário: um lenço
  • Desenvolvimento:

Fazer uma fila com as crianças e escolher uma delas para vendar os olhos. A criança, com os olhos vendados, terá que tatear os amigos no rosto para adivinhar quem é. Adivinhando quem é o amigo esse será o próximo a vendar os olhos.

  • Benefícios: 

- Sensibilidade do tato;
- Socialização das crianças.

Dança das cadeiras


  • Número de participantes: a partir de 04 pessoas
  • Material necessário: cadeiras
  • Desenvolvimento: 

Colocar as cadeiras em círculo, de modo que o número de assentos seja menor do que o de participantes. Colocar uma música para tocar. Enquanto a música toca, todos os jogadores dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve tentar ocupar um lugar. A criança que não conseguir lugar sai do jogo levando consigo mais uma cadeira. O vencedor será aquele que conseguir sentar na última cadeira. 

  • Benefícios:
- Coordenação corporal;
- Agilidade ;
- Respeito com o colega.


STOP


  • Número de participantes: a partir de 02 pessoas
  • Material necessário: papel e lápis
  • Desenvolvimento: 
Antes de começar a brincadeira, o grupo define quais serão as categorias do jogo. Exemplos de categorias comuns são NOMES, ANIMAIS, CORES, FRUTAS, CARROS e CEP (cidade, estado ou país). Decidido isso, cada jogador desenha uma tabela com colunas em uma folha de papel e escreve, em cada uma destas colunas, o nome das categorias. Alternando um jogador por rodada, alguém fala em voz alta a letra e passa a contar o alfabeto em silêncio, na velocidade que preferir. Outro jogador fala em voz alta "stop!" e imediatamente aquele que estava contando revela ao grupo a letra em que parou. A letra também pode ser definida jogando dedos. 
Todos escrevem em suas tabelas, o mais rápido possível, palavras que começam com aquela letra e se encaixam na categoria correspondente. O primeiro a preencher todas as categorias diz "stop" em voz alta. Feito isso, todos os demais participantes param de escrever e contabilizam os pontos: 5 para palavras que se repetiram na tabela de outros jogadores; 10 para palavras diferentes de outros jogadores e 15 pontos se o jogador for o único a preencher aquela categoria. 

  • Benefícios:
- Ampliação de vocabulário;
- Raciocínio rápido;
- Concentração.


Barbante

  • Número de participantes: a partir de 02 pessoas
  • Material necessário: um pedaço de barbante
  • Desenvolvimento: 
Corte um pedaço de barbante e amarre as duas pontas. Coloque as duas mãos dentro do círculo e estique o barbante deixando os cotovelos dobrados e os braços paralelos, formando um retângulo. Este retângulo precisa estar apoiado logo acima dos nós dos dedos, quase nas pontas.
O polegar fica de fora. Depois, sem mexer na posição dos barbantes – use o polegar para ajudar a segurá-lo – leve a mão direita até a esquerda passando-a por baixo da lateral do barbante, de modo que ele faça a volta entre os dedos.
Faça o mesmo com a mão esquerda. Depois coloque o dedo médio por baixo dessa linha que se formou na palma da mão oposta e estique-o novamente. Em cada lateral do retângulo se formará um X. A partir daí os jogadores se revezam na tentativa de retirar o barbante da mão do outro sem desmontar o retângulo principal.

  • Benefícios:
- Agilidade;
- Elaboração de estratégias;
- Interação com o colega.

Telefone sem fio

  • Número de participantes: a partir de 04 pessoas
  • Desenvolvimento: 

Todos se sentam em círculo ou fila. A brincadeira começa com um dos jogadores elaborando uma frase e dizendo-a bem baixinho no ouvido do participante que estiver ao seu lado. Este repete a frase, como a ouviu, para a próxima pessoa e assim sucessivamente até o último jogador, que deve dizer a frase em voz alta. Raramente ela será a mesma dita pela primeira pessoa da roda, o que garante a diversão do jogo. 

  • Benefícios:
- Concentração;
- Atenção;
- Socialização .

Batata quente

  • Número de participantes: a partir de 03 pessoas
  • Material necessário: um lenço e uma bola
  • Desenvolvimento: 
Os jogadores formam um círculo e um deles deve permanecer sentado no centro da roda com os olhos vendados. No círculo, cada jogador deve passar a bola para quem está à direita. Enquanto o objeto circula, todos cantam: ‘Batata quente, quente, quente, quente...’. A qualquer momento o jogador que está vendado pode gritar: ‘Queimou!’ Quem estiver com a bola nas mãos nesse instante será o próximo a ir para o centro da roda. 

  • Benefícios:

- Interação;
- Concentração;
- Percepção;
- Atenção.

Amarelinha

  • Número de participantes: a partir de 02 pessoas
  • Material necessário: giz e pedrinhas
  • Desenvolvimento:

As crianças devem demarcar no chão um trajeto que deverá ser percorrido intercalando quadros únicos e com duplas numerados de 1 a 10. Uma pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado pulando (ora com um pé, ora com os dois), evitando o quadrado onde a pedra caiu. A sequência se repete enquanto a pedra avança de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.


  • Benefícios:
- Coordenação; 
- Equilíbrio;
- Elaboração de estratégias;
- Agilidade.



Boliche


  • Número de participantes: a partir de 02 pessoas
  • Material necessário: 10 garrafas PET, jornal, fita crepe, folhas de papel usadas de um lado só, canetas, canetinhas e todo material útil para fazer um belo desenho.
  • Preparo do material:


Pegue as 10 folhas de papel e faça um círculo no meio da folha tendo um tamanho aproximado da mão fechada. Dentro da cada circulo escreva de 1 a 10. Após colorir os círculos, coloque as folhas de papel enroladas dentro das garrafas, balançando para que ela abram. 
Dobre as folhas de jornal 4 vezes e corte nas dobras. Com cada pedaço, faça bolinhas do tamanho de uma tampa da garrafa, e encha as garrafas posicionando a folha desenhada nas paredes de dentro da garrafa. Pegue folhas de jornal inteiras, amasse até formar uma bola e passe bastante fita crepe envolvendo a bola, para deixá-la firme e pesada.


  • Desenvolvimento: 


Arrume as garrafas como os pinos de boliche. A uma distância de pelo menos cinco metros, role a bola no chão, em direção às garrafas, para tentar derrubá-las. A pontuação do jogo é calculada de acordo com os números correspondentes às garrafas que forem derrubadas. Quem somar mais pontos em cinco rodadas, vence. A cada rodada, as garrafas devem ser recolocadas no lugar, mas em posições diferentes, de forma que o jogador não enxergue o numero do verso da garrafa.

  • Benefícios:
- Desenvolvimento da percepção espacial;
- Concentração;
- Responsabilidade;
- Estímulo a tomada de decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário